A importância vital das pausas no trabalho: Produtividade e bem-estar


Você já conseguiu reservar um momento de descanso hoje? Qualquer pausa conta, mesmo que tenha sido a sua pausa para o almoço. Contanto que tenha lhe proporcionado um intervalo longe do trabalho, ficamos satisfeitos.

A importância de tirar intervalos se estende por várias áreas. As pausas aumentam sua produtividade, níveis de energia e capacidade de concentração – sem mencionar sua saúde mental e bem-estar.

No entanto, talvez você tenha dificuldade em tirar pausas. Sabemos que não é tão simples quanto parece. Você pode pensar que está evitando suas responsabilidades ou sendo preguiçoso, mas está enganado. Quando você entender o quão valioso é se dar uma pausa enquanto mantém o controle, vai se perguntar por que não começou a tirar pausas mais cedo.

Pausas e desempenho no trabalho: dois lados da mesma moeda 

A questão não é se devemos fazer pausas. É uma questão de quando e por quanto tempo. Uma pausa é um tempo para você. É quando você tem a chance de se levantar e se esticar, pegar algo para comer ou procurar alívio do estresse. Tirar uma pausa do trabalho é uma necessidade para sua produtividade e foco.

A ideia de que precisamos nos concentrar em uma única tarefa pelo maior tempo possível foi desmentida por muitos estudos. Na verdade, os pesquisadores descobriram que quando nossos cérebros se acostumam com algo, o desempenho e a produtividade começam a cair.

Eles também descobriram que prestar atenção em uma única tarefa por muito tempo é prejudicial ao desempenho – mas fazer pausas curtas acaba nos ajudando a manter o foco por mais tempo. É por isso que as pausas para o cérebro são importantes: elas nos permitem reunir nossas energias e atenção, em vez de continuar lutando pela concentração – o que nos torna improdutivos no final.

Alguns pesquisadores também descobriram que pausas longas são contraproducentes porque os trabalhadores ficam entediados e fatigados com mais facilidade. O tempo que descansamos importa. Precisamos garantir que estamos fazendo pausas que aumentem nossos níveis de energia. Também precisamos encontrar o momento certo para tirar essas pausas.

Quando você deve fazer uma pausa? 

Não existem regras fixas para tirar pausas. No entanto, é ótimo se conseguirmos fazer uma pausa de manhã, à tarde ou à noite – ou melhor ainda, durante todos esses momentos. Tirar pausas ao longo do dia de trabalho é necessário, já que não conseguimos nos concentrar intensamente por oito horas seguidas. Precisamos nos alongar, comer e olhar para algo além das telas.

As estatísticas sobre pausas no trabalho são alarmantes. Uma pesquisa da Tork explorou como as pessoas se sentem em relação a tirar uma pausa no trabalho e com que frequência o fazem. Veja o que eles descobriram:

  • 22% dos trabalhadores se sentem julgados quando fazem uma pausa no meio do dia.
  • 39% dos trabalhadores só ocasionalmente, raramente ou nunca fazem uma pausa.
  • 94% dos funcionários que fazem pausas sentem que suas pausas refrescaram sua perspectiva sobre o trabalho.
  • Mais de 9 em cada 10 funcionários tinham mais probabilidade de permanecer em um emprego se seus gerentes encorajassem as pessoas a fazer pausas.

Embora tirar pausas seja benéfico, mencionamos que, às vezes, devemos evitá-las. Não devemos fazer pausas se estivermos no que é conhecido como um estado de fluxo, onde estamos focando e desfrutando de nossas tarefas sem esforço. É quando nossa produtividade está no auge, então não queremos interrompê-la.

Dito isso, aqui estão alguns sinais de que você deve fazer uma pausa:

  • Você está sentindo fadiga do Zoom se instalando.
  • Você está trabalhando demais em uma única tarefa.
  • Você está com fome e precisa de um lanche saudável.
  • Você está se sentindo frustrado e precisa esvaziar a mente.
  • Você está achando difícil se concentrar em qualquer coisa.

Uma pausa diferente para cada necessidade 

As pausas atendem a diversas necessidades. Às vezes, elas satisfazem nossa fome, reduzem nossos níveis de estresse e nos proporcionam uma mudança de cenário longe do nosso ambiente de trabalho. E não podemos esquecer a importância de fazer uma pausa nas redes sociais. No final do dia, devemos valorizar qualquer motivo para fazer uma pausa. Ficaremos gratos por todos os benefícios que essas pausas proporcionam.

No entanto, talvez você se sinta sobrecarregado pelas diferentes opções de pausas que pode fazer. O tipo certo de pausa pode ter um impacto na sua eficácia. No entanto, saber qual tipo de pausa fazer é um desafio, por isso oferecemos algumas sugestões. Também sugerimos incorporar a técnica Pomodoro ao fazer pausas para ajudar na gestão do tempo.

Aqui estão alguns tipos diferentes de pausas para experimentar:

  • Pausa na natureza: Saia ao ar livre e sinta o ar fresco. É bom se afastar do nosso espaço de trabalho e olhar para coisas novas. Dessa forma, nossa concentração se revitaliza quando voltamos ao trabalho. Caminhar fará seu sangue circular, mas mesmo ficar sentado ao ar livre ajudará a mudar um pouco as coisas.
  • Pausa nas redes sociais: Estar consciente do seu uso das redes sociais ajuda a saúde mental. Também pode ajudar você a estar mais presente. Definir limites de tempo para aplicativos específicos é uma forma de impor suas pausas.
  • Pausa para cochilar: Cochilar não é para todos, mas algumas pessoas adoram. Cochilos rápidos aumentam nossos níveis de energia e ajudam na dificuldade de concentração.
  • Pausa para dançar: Coloque sua música favorita e dance um pouco. Dançar é uma atividade física que aumentará sua frequência cardíaca e dará tempo para se alongar se o seu trabalho exigir que você fique sentado.
  • Pausa criativa: Se seu trabalho não permite expressar sua criatividade, as pausas podem fazer isso. Você pode fazer isso desenhando, pintando, escrevendo em um diário ou qualquer outra forma de expressão criativa que você goste.
  • Pausa para devaneios: Ficar pensando enquanto trabalha nem sempre é uma boa ideia, mas fazer isso durante uma pausa é muito benéfico. Isso permite que sua mente divague, sonhe e até mesmo pode inspirar novas ideias.
  • Pausa para meditação mindfulness: Atividades de mindfulness, como respirar profundamente ou sintonizar suas emoções, podem relaxar você. Isso ajuda a encontrar alívio do estresse e a desacelerar dias caóticos.
  • Pausa para comer: Todos precisam de comida para alimentar sua concentração e níveis de foco. Então, por favor, façamos nossas pausas para almoçar. Fazer um lanche saudável entre as refeições maiores também pode fazer diferença.

Não perca o controle de si mesmo 

Portanto, você decidiu fazer uma pausa e ficar um pouco sonhador. Você está se sentindo bem relaxado durante esse tempo. No entanto, isso dura apenas até você perceber que passou os últimos 45 minutos em devaneios. Agora você precisa trabalhar o dobro para concluir algo até o final do dia, porque perdeu a noção do tempo.

Você não quer que suas pausas sejam assim. Sua concentração não será recarregada – será interrompida. Além disso, é uma forma de procrastinação. Você não está atento às tarefas importantes ou descansando de verdade.

Atividades simples, como assistir a um vídeo engraçado ou conversar com seu vizinho, podem se transformar em horas de distração. Essas coisas podem parecer leves, mas diminuem a sua produtividade. Felizmente, você pode se equipar com algumas ferramentas para ajudá-lo a manter o controle.

Aqui estão algumas maneiras de manter suas pausas no caminho certo:

  • Use um temporizador quando fizer suas pausas. Temporizadores ajudam você a ser preciso com o tempo da pausa e lembram quando ela termina.
  • Use um calendário virtual ou físico para agendar pausas regulares e manter uma linha do tempo definida.
  • Post-its ou outros lembretes ao redor do seu ambiente de trabalho também lembram você de fazer pausas e quando terminá-las.
  • Realizar um exercício de concentração como uma pausa e retomar o trabalho quando terminar.

Diferentes ferramentas podem funcionar melhor para você do que outras, então experimente várias até encontrar o que funciona para você. Qualquer que seja a ferramenta que você escolher, certifique-se de manter a consistência e a responsabilidade pessoal.

Enxergando as pausas como parte do seu dia de trabalho

Quanto mais você se habituar à ideia de que as pausas devem ser uma parte regular do seu dia, melhor. Mas isso não significa que seja fácil. Às vezes, nossos dias estão repletos de obrigações urgentes, e sentimos que não podemos justificar uma pausa. Ainda assim, priorizar as pausas continua sendo essencial.

Um estudo destaca o impacto positivo das micro-pausas no desempenho do trabalho dos funcionários. Essas micro-pausas incluem atividades como se levantar para se esticar, pegar água ou interagir com animais de estimação. A pesquisa revela que as pessoas que fazem micro-pausas apresentam maior envolvimento no trabalho, melhor qualidade de trabalho e uma atitude mais positiva em relação às suas tarefas. Isso sublinha a eficácia das pausas mesmo que sejam breves em impulsionar a produtividade.

Até intervalos prolongados possuem importância para evitar a fadiga decisória. Férias e momentos de descanso, por exemplo, nos ajudam a relaxar e recarregar nossas mentes.

Intervalos mais longos também podem nos ajudar a nos desconectar do trabalho e da tecnologia. Eles nos incentivam a desligar e estar mais presentes. Pense neles como oportunidades para explorar a natureza, experimentar coisas novas ou simplesmente relaxar.

Além disso, pausas prolongadas contribuem para prevenir a fadiga decisória, que prejudica a criatividade, o foco e a capacidade de tomar decisões. A pesquisa confirma que pausas mais longas contribuem para a recuperação do estresse relacionado ao trabalho e melhoram o bem-estar geral. Esses intervalos oferecem um descanso das pressões do trabalho e da vida cotidiana.

Quando nossas habilidades de tomada de decisão não estão no seu melhor, é fundamental adotar uma abordagem proativa. Reconhecer quando nossas mentes necessitam de uma pausa prolongada é um aspecto essencial do autocuidado.

Equilibrando o trabalho duro com o descanso 

Adoramos trabalhar duro. Ver tudo o que nosso trabalho árduo nos proporciona é recompensador, mas também é valioso aprender a importância de fazer pausas.

Aprender a arte de equilibrar o trabalho com pausas periódicas facilita a manutenção do bem-estar mental e da saúde geral. Isso exemplifica a capacidade de harmonizar o labor com o alívio. Essa prática constitui uma forma de autocuidado, optando por aprimorar o bem-estar físico e mental em vez de nos submetermos ao estresse do trabalho.

Além disso, tirar pausas destaca nosso compromisso em cultivar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Ao interromper conscientemente as tarefas para acomodar as pausas, sinalizamos nosso reconhecimento de que a vida engloba mais do que apenas trabalho. Essa perspectiva é significativa.