Como trabalhar com dois monitores ao mesmo tempo?


Imagem ilustrativa do post "Como trabalhar com dois monitores" do blog da Kumori.

Usar mais de um monitor para o trabalho pode ser uma boa pedida para deixar sua rotina mais organizada.

Mas, antes de fazer esse investimento, podemos investigar se usar mais de dois monitores realmente faz sentido com seu fluxo de trabalho e com sua forma de trabalhar.

Pensando nisso, preparamos essa matéria sobre o uso de dois monitores para estudar ou trabalhar e dicas de como fazer acontecer.

Por que trabalhar com dois monitores?

Vários monitores oferecem mais espaço na tela. Quando você conecta vários monitores a um computador, você pode mover o mouse entre os próprios monitores, arrastando programas entre eles como se você tivesse uma área de trabalho extra grande.

Dessa forma, em vez apertar Alt + Tab e alternar tarefas entre janelas, você pode apenas olhar com os olhos e depois olhar de volta para o programa que está usando.

Alguns exemplos de casos que o uso de dois monitores seria interessante são:

  • Codificadores que desejam visualizar seu código em uma tela com a outra tela reservada para documentação. Eles podem simplesmente dar uma olhada na documentação e olhar para trás em seu espaço de trabalho principal.
  • Se você precise que mais gente visualize seu monitor.
  • Visualizar outro documento enquanto escreve algo, ou trabalhar com duas planilhas grandes e ter ambas visíveis ao mesmo tempo.
  • Pessoas que precisam ficar de olho nas informações, seja e-mail ou estatísticas atualizadas, enquanto trabalham.
  • Jogadores que desejam ver mais do mundo do jogo, estendendo o jogo em vários monitores.

Se você tiver apenas um único monitor, também poderá usar o recurso Snap para colocar rapidamente vários aplicativos do Windows lado a lado. Mas a utilidade desse recurso depende do tamanho e da resolução do seu monitor.

Por outro lado, se você tiver um monitor grande e de alta resolução, ele permitirá que você veja muito bem.

Mas para muitos monitores as coisas podem estar em um espaço pequeno. É aí que os monitores duplos podem ser úteis.


Para quem vale a pena usar dois monitores? 

Na maioria dos casos, o uso de dois monitores pode ser uma excelente ideia. Afinal, como veremos adiante, ele tem muitos benefícios como aumento da produtividade, estímulo à criatividade, organização e melhor distribuição dos aplicativos.

Em primeiro lugar, para quem joga muitos jogos, dois monitores são essenciais para o desempenho mais complexo. Principalmente se você faz streaming e trabalha diretamente com isso.

Profissionais do marketing digital também podem obter um bom uso de dois monitores. Afinal, tanto a produção de conteúdo, que exige buscas na internet para construção de textos, quanto a produção de recursos visuais, requer um amplo campo de trabalho.

Se a sua empresa ou equipe faz muitas reuniões em plataformas como Skype, Zoom e Google Meet, duas telas vão ser uma mão na roda. Afinal, você consegue fazer anotações em uma tela, enquanto se apresenta em outra ou participa.

Pra quem trabalha com alta quantidade de dados ou ainda precisa estabelecer algumas comparações, as duas telas caem como uma luva. São os braços direito e esquerdo do profissional e otimizam o tempo de processamento.

Além disso, se você tem um notebook que não usa, pois comprou um novo, usar dois monitores pode ser uma ótima forma de não gerar lixo eletrônico. Você pode adaptar a altura do segundo notebook, para melhor ergonomia, e ter duas telas.

No entanto, se você trabalha em uma profissão que exige muita concentração, o uso de dois monitores pode não ser a melhor opção. Nesse caso, você pode optar por ter um monitor apenas, mas de grandes proporções para aumentar o seu foco.

Trabalhar com notebook + um monitor

Imagem ilustrativa do post "Como trabalhar com dois monitores" do blog da Kumori.

Para quem não tem um computador desktop, você pode ter um monitor apenas e acoplar ao seu notebook. O que importa é que haja uma fonte de projeção, a partir de um processador, e outra tela para exibir uma projeção secundária.

Não há muito o que você precisa para instalar monitores duplos além de um computador com monitor ou notebook e outro monitor que deseja usar. Monitores e computadores têm várias maneiras de se conectar, e existem alguns tipos diferentes de cabos que você pode precisar. Seus monitores se conectarão a um (ou mais) destes:

  • HDMI
  • VGA
  • DVI
  • DisplayPort

Como usar dos monitores para ser mais produtivo?

Muitas coisas podem ajudar a melhorar o desempenho, e ter dois monitores é uma dessas maneiras. Oferece mais espaço na tela e páginas duplas para serem exibidas.

Esse tipo de configuração é perfeito para aumentar a produtividade em aplicativos de aprendizado, trabalho de escritório, manipulação gráfica e muitos outros tipos de trabalho.

Veja quais aspectos da produtividade podem ser melhorados com essa prática.

1) Aumenta o fluxo de trabalho no computador

Ao usar dois monitores em um único computador, você pode executar facilmente vários aplicativos ao mesmo tempo sem precisar alterar as janelas, o que basicamente dobra a quantidade de espaço de trabalho disponível.

Os monitores duplos também simplificam a tarefa de arrastar e soltar dados de um aplicativo para outro. Dessa forma, a organização também é favorecida.

2) Otimiza o desempenho no trabalho

Além de aumentar a produtividade, existem alguns outros benefícios de ter dois monitores para otimizar o seu trabalho:

  • Ajuda a exibir mais conteúdo
  • Alterne entre aplicativos rapidamente
  • Navegue facilmente por várias janelas
  • Visualize documentos lado a lado

Então, siga as etapas que ensinamos nos tópicos acima e faça essa configuração acontecer na sua casa ou trabalho.

E se eu não tenho monitor? 

O uso de dois monitores pode ser muito interessante para expandir a sua produtividade, aumentar a criatividade e também manter o espaço mais organizado. No entanto, se você não tem um segundo monitor, não se preocupe, pois trouxemos algumas alternativas para te ajudar:

  • Sidecar: essa opção é para os grandes fãs da Apple. É um recurso que permite o uso do iPad como uma extensão da tela do MacBook, como um substituto do monitor – caso você não tenha um, mas tenha um iPad. Por meio desse recurso, você consegue estender ou clonar a tela e aproveitar um espaço de trabalho adicional sem fio.
  • Snap Assist: para os adeptos do sistema Windows existe a opção do Snap Assist que permite dividir a tela em várias seções e ajustar seu tamanho às suas necessidades. Assim, você organiza sua rotina de trabalho criando “microtelas” dentro de uma só.
  • Suporte para laptop: por fim, você pode usar um outro notebook ou laptop como segunda tela. No entanto, você vai precisar de um suporte para ele, o qual eleva o dispositivo em 15 cm até uma altura ergonômica ao nível dos olhos. Graças à inclinação adequada do suporte, seus olhos e pescoço poderão ficar aliviados e relaxados.

Vantagens em trabalhar com dois monitores

Imagem ilustrativa do post "Como trabalhar com dois monitores" do blog da Kumori.

Como tudo na vida, o uso de dois monitores tem lados positivos e negativos e é claro que não podíamos deixar de trazer esses aspectos para você escolher e tomar uma posição a respeito.

Então confira primeiramente, quais os prós, ou benefícios de trabalhar com dois monitores:

1) Reduz a troca de aplicativos

Os funcionários podem perder até 32 dias por ano de produtividade devido à necessidade de alternar constantemente de um aplicativo para outro. 

A troca de aplicativos acontece o dia todo sem que sempre percebamos quanto tempo está demorando. Com duas telas, você tem muito mais espaço, então pode manter alguns programas abertos, como e-mail ou seu navegador. 

E em vez de precisar pular entre aplicativos, você pode simplesmente acessar o outro aplicativo, já aberto, na outra tela.

2) O trabalho lado a lado é mais fácil

Várias tarefas de trabalho exigem ter duas janelas separadas abertas uma ao lado da outra e referenciar ou comparar dados entre elas. 

Se você estiver trabalhando com uma tela, tentar gerenciar janelas lado a lado pode ser um desafio. Com uma segunda tela, você pode ter os dois documentos totalmente abertos, com bastante espaço para ver cada um, enquanto pode fazer referência aos dados em ambos ao mesmo tempo.

3) Investimento barato para um grande aumento de produtividade

Adicionar um monitor adicional a um PC é um dos investimentos mais baratos que você pode fazer para aumentar a produtividade. 

Os monitores custam apenas uma fração do que custa um computador e são simples de configurar.  Leva apenas alguns minutos para conectar um segundo monitor e definir as configurações do PC para expandir o espaço da tela nesse segundo monitor.

O aumento de produtividade de mais de 40% significa que as empresas podem acabar vendo o retorno do investimento em um monitor em apenas um mês e, depois disso, aumento em produtividade.

4) Facilita as apresentações com Zoom

Quando você está compartilhando uma tela e fazendo uma apresentação no Zoom, é difícil fazer referência a qualquer outra coisa na tela sem atrapalhar ou fazer com que outras pessoas na reunião a vejam.

Com um segundo monitor, você pode escolher qual tela deseja compartilhar. Então você tem uso total da outra tela, oculta dos participantes, para tudo, desde anotações de reuniões até ficar de olho em e-mails urgentes.

Desvantagens em trabalhar com dois monitores

Como nem tudo são flores na vida, o uso de dois monitores simultâneos pode ter algumas desvantagens, ou contras também. Confira:

1) Manejo do tempo em relação as redes sociais

Todos conhecemos aquela pessoa que parece passar mais tempo nas redes sociais do que em suas tarefas diárias. 

Como os monitores duplos podem melhorar esse problema? 

Honestamente, isso provavelmente vai piorar o problema. Ter um segundo monitor pode fornecer a alguns indivíduos o espaço digital que eles precisam para manter as contas de mídia social ou e-mail abertas o tempo todo, em vez de ter que alternar entre contas pessoais e um foco comercial. 

Embora muitas organizações tenham bloqueado as mensagens instantâneas, esse é outro potencial desperdício de tempo a ser lembrado, pois você está pensando em usar mais de um monitor para sua equipe.

2) Pixels vazios

Há alguns defensores que acreditam que um único monitor widescreen é mais eficaz do que telas duplas, simplesmente porque o espaço vazio entre as zonas visíveis dos monitores pode distrair os olhos. 

Se os monitores não forem implementados corretamente, há uma possível incompatibilidade na resolução e nas cores que podem ser difíceis de visualizar, especialmente se você precisar estender um programa específico em ambas as telas, como uma planilha grande e complexa. 

Alguns indivíduos preferem uma tela primária e secundária de tamanhos diferentes, pois uma incompatibilidade distinta pode ser menos perturbadora do que uma sutil.

3) Muito espaço

Acredite ou não, muito espaço pode ser um problema tão grande quanto espaço insuficiente! 

Com dois monitores, especialmente se você tiver dois monitores widescreen, você pode descobrir que está gastando muito tempo redimensionando as janelas de visualização para otimizar sua exibição. 

Curiosamente, usuários com uma tela menor podem achar que tudo se encaixa bem dentro das janelas de uma maneira muito mais natural e utilizável.

Afinal, vale a pena investir em dois monitores?

Uma configuração de monitor duplo é uma das muitas maneiras de aumentar a produtividade, a colaboração e a comunicação no local de trabalho. 

Raramente existem situações em que um monitor é melhor que dois.

A resposta a essa pergunta, no entanto, depende dos seus objetivos. Avalie qual o uso para dois monitores e então procure incrementar seu ambiente de trabalho ou de casa e se sinta o mais novo expert de tecnologia.