Descanso de Punho: Um guia para escolher o melhor modelo para você 


Imagem ilustrativa para o texto "Descanso de Pulso: Um guia para escolher o melhor modelo para você" do blog da Kumori.

Esse item pode te ajudar a evitar lesões musculares e tornam o set up mais funcional 

Entre o tempo que passamos em nossos computadores e smartphones, seja para o trabalho, para conversar com amigos e familiares – ou se você for gamer, para jogar – estamos sempre usando nossos membros superiores. Isso sem contar tarefas domésticas e atividades longe das telas.

Lógico que não temos como evitar usar nossos braços e mãos, mas o uso prolongado deles na mesma posição, assim como ficamos no home office ou no escritório, levam a exaustão e desgaste de articulações, causando Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e outras doenças articulares. 

Essas lesões são chamadas de distúrbios musculoesqueléticos nos membros superiores e são comuns que representam a maior categoria dentro das doenças ocupacionais, com estudos mostrando que são responsáveis por 20% a 60% dos casos. 

Quem já sofreu com algum problema articular ou nas mãos, pulsos ou mesmo pescoços e ombros, sabe que manter a rotina de trabalho acaba ficando complicado, por isso preparar um desktop de trabalho confortável e ergonômico faz toda a diferença.

Neste guia vamos focar em te apresentar os melhores modelos e opções de apoio de punho para teclado e mouse e explicar as diferenças entre eles, começando dos mais comuns até os menos conhecidos ou convencionais. 

1) Descanso de espuma viscoelástica (de memória)

Esse modelo é um dos mais conhecidos e tradicionais do mercado. A espuma viscoelástica é muito usada em travesseiros e colchões e é reconhecida pelo seu conforto. A espuma de memória tradicional retém o calor do corpo do usuário e se molda à sua forma. Os descansos de punho de espuma de memória fornecem amplo amortecimento e às vezes se adaptam ao formato dos punhos do usuário.

Este tipo de descanso é comum entre teclados de jogos de última geração por conta de seu conforto e suporte. A espuma de memória macia absorve a pressão das mãos para proporcionar mais conforto. Sua sensação mais suave também é geralmente mais agradável do que a superfície dura de uma mesa.

Porém encontramos algumas desvantagens nos descansos de punho de espuma de memória. Algumas versões podem ser caras, especialmente se forem infundidas em gel. Outros descansos de punho de espuma de memória podem absorver suor e odores e talvez necessitem de limpeza regular.

2) Apoios feitos de gel

Os apoios de punho em gel são macios e oferecem amplo suporte, tornando-os muito confortáveis. Ao invés de se moldarem à forma da mão como espuma viscoelástica (de memória), eles oferecem uma sensação mais elástica e retornam à sua forma normal assim que o você deixa de se apoiar sobre ele.

Um dos benefícios desse tipo de descanso é que ele não retêm o calor como as opções viscoelásticas e ficam mais frios por mais tempo. Os descansos de punho de gel também são menos suscetíveis à absorção de suor e odores em comparação com as alternativas de espuma de memória. Assim como as alternativas de madeira vamos mostrá-la ainda nesse texto), os descansos de punho de gel são geralmente mais fáceis de limpar, mas depende se o exterior é de plástico ou tecido.

Semelhante a todos os outros tipos de descanso de punho, os produtos em gel têm algumas desvantagens. Algumas pessoas  não gostam da sensação das versões revestidas de plástico porque não são macios como o tecido. Outra preocupação é a durabilidade. Se os descansos de punho de gel forem perfurados, eles podem vazar e danificar outros periféricos ou componentes, embora isso seja improvável.

3) Apoios de plástico

Imagem ilustrativa para o texto "Descanso de Pulso: Um guia para escolher o melhor modelo para você" do blog da Kumori.

Os apoios de punho de plástico podem ser mais desconfotáveis para algumas pessoas, pois eles  são mais rígidos do que aqueles feitos em espuma viscoelástica (de memória) ou gel. Eles geralmente são mais planos do que as opções citadas anteriormente e oferecem um mínimo de suporte em comparação com os outros tipos.

O principal benefício dos descansos de punho de plástico é seu preço baixo. Eles são fáceis de fabricar e custam menos do que os outros tipos de descanso de punho. Muitos fabricantes integram os descansos de punho de plástico em seus teclados por esse motivo.

Embora eles não sejam os mais macios, eles têm menos atrito e é mais fácil para os usuários deslizarem os punho ao longo deles. Outra vantagem é que esse tipo de apoio não absorve umidade e são fáceis de limpar em comparação com a espuma de memória e algumas opções de gel.

Por esse tipo de descanso ser padrão em alguns teclados, não há tantas opções avulsas no mercado em comparação com as alternativas de espuma de memória e gel. A maioria dos usuários prefere investir em opções mais macias ou mais resistentes como os apoios feitos em madeira ou resina, apesar de mais caros, uma vez que além de maior durabilidade, eles são mais personalizáveis e mais bonitos. 

4) Madeira

Imagem ilustrativa para o texto "Descanso de Pulso: Um guia para escolher o melhor modelo para você" do blog da Kumori.

Os descansos de punho de madeira são mais duros do que as alternativas de espuma de memória e não têm uma sensação de toque suave. Eles fornecem suporte mais firme e geralmente têm uma superfície mais lisa com menos atrito.

Ao contrário dos descansos de punho de espuma de memória, as alternativas de madeira não se desgastam tão facilmente e são resistentes ao suor e aos odores. Eles também são fáceis de higienizar, exigindo apenas uma limpeza com um pano úmido.

Esse tipo de descanso de punho também pode ser mais caro do que as alternativas de espuma de memória, dependendo da marca e modelo, mas possuem uma maior durabilidade. Na Kumori você encontra essa opção, caso esteja interessado em inovar seu set up. 

A maioria dos descansos de punho de madeira são produtos de reposição. Não é comum que os teclados venham de fábrica com um descanso de punho de madeira, e os usuários precisam comprá-los separadamente.

5) Descansos de resina

Eles são mais uma opção para quem prefere tipos de suportes mais rígidos e duráveis. Costumam ser feitos de epóxi claro que pode conter madeira ou outros materiais. O exterior é muitas vezes transparente e brilhante. Assim como os de madeira, são mais resistentes a suor e outras sujeiras, além de fáceis de limpar. 

Qual é a melhor opção  para você?

Cada tipo de descanso de punho tem suas vantagens e desvantagens. Alguns podem ser melhores que outros, dependendo de como você pretende usá-lo e quais são suas necessidades individuais. Pensamos em alguns pontos importantes que você deve considerar antes de fazer a escolha por um modelo e também para entender que tipo de usuário você é e quais suas necessidades. 

Para usuários casuais

O gel é o material perfeito para usuários que não ficarão no computador por mais do que algumas horas de cada vez.

Para usuários de longo prazo com teclados maiores

Procure pelo melhor design e funcionalidade ergonômicos. Opções que contemplam toda a extensão do teclado, te dando total apoio. Um modelo que ofereça suporte antiderrapante é um recurso absolutamente interessante de se buscar. Embora seja um modelo não funcional para quem usa laptops, é ideal para teclados mecânicos e de jogadores. 

Para laptop ou teclado fino

Em tempos de home office e hardwares cada vez mais otimizados, laptops conquistaram o público e são a grande maioria dos computadores utilizados. Levando em conta o tamanho e formato do tipo de teclado que eles oferecem, a melhor opção para melhorar a ergonomia do seu espaço de trabalho é a clássica espuma viscoelástica (de memória), uma vez que ela é a mais adaptável entre as opções citadas no texto, além de ser encontrada com mais facilidade e em diferentes tamanhos e formas. 


Depois de conhecer mais sobre os materiais e tipos de descansos de punho, antes de fazer sua escolha, é interessante analisar qual dessas opções se alinha a suas necessidades, sua rotina e quanto você está disposto a investir nesse acessório.