Switches de teclados mecânicos: guia completo para escolher o seu


Embora os teclados de membrana sejam mais comuns graças ao seu baixo custo, redatores, programadores e gamers têm optado por usar um teclado mecânico

Graças aos interruptores mecânicos (switches) escondidos sob as teclas, esses teclados são mais precisos, permitem que você digite mais rápido e com mais conforto

Os switches dos teclados mecânicos não são todos iguais, e o tipo de switch define literalmente o estilo do teclado e o que é melhor usado.

Aqui está o que você precisa saber sobre o switch de um teclado mecânico. 

Os componentes dos switches do teclado

Os switches do teclado mecânico consistem em contatos de metal. E a estrutura de diferentes componentes afeta diretamente o feedback auditivo e tátil do teclado mecânico.

Confira os principais componentes:

1. Carcaça Superior

É o estabilizador Keycap, que funciona como uma fivela. Ele é projetado para proteger o movimento do switch mecânico e pertence ao mecanismo de embalagem.

2. Haste

A parte abaixo da tecla que se move para baixo quando pressionada, criando uma sensação de deslocamento da tecla e determina o tipo de chave. 

Esse componente é faz parte do subconjunto do switch que se concentra em produzir um toque tátil e um clique audível alto a cada pressionamento de tecla.

3. Contato Metálico Crosspoint

A Haste possui dois contatos metálicos compostos por uma placa dinâmica e uma placa estática. 

Uma vez que você pressiona uma tecla, o mecanismo de contato atinge a placa de circuito (também conhecida como PCB) e fecha o circuito do switch, processando assim um pressionamento de tecla.

4. Mola

A resistência da mola helicoidal determina a quantidade de força necessária para acionar a chave. 

Ele também guia o switch para deslizar de volta à sua posição original. 

O material, o número de bobinas e o diâmetro da bobina afetam a força restauradora; fio de aço inoxidável, aço carbono, fio de piano são materiais comuns para molas mecânicas.

5. A carcaça da base

Este componente da carcaça inferior é a parte final da anatomia do interruptor de chave. 

A carcaça da base é onde a instalação real do switch no teclado é montada na placa de circuito (PCB).

Como funciona um switch de teclado mecânico?

Um teclado mecânico recebe esse nome pelo fato de haver um switch mecânico sob o teclado. 

Em vez de uma membrana de borracha que fornece resistência mole ao seu toque de tecla, uma tecla mecânica parece precisa porque seu dedo está forçando um mecanismo de baixo atrito a deslizar para baixo em um eixo que é ativamente resistido por uma mola. 

Cada switch é composto por alguns componentes-chave. 

A keycap é facilmente removível se encaixa na haste, que, dependendo de sua forma e altura, determina a distância total que ela pode percorrer e até onde sua distância de atuação – a distância que deve ser empurrada para registrar o pressionamento de tecla. 

A haste é suportada por uma mola, que está contida dentro do alojamento. 

Algumas teclas têm um componente adicional – um “bump” ou clique no meio do percurso da tecla, geralmente possibilitado por um clipe de metal elástico que a haste precisa empurrar enquanto é pressionada. 

Finalmente, o switch precisa completar um circuito elétrico quando acionado com contatos metálicos.  

Tipos de switches de teclado mecânico

Existem três tipos de switches mecânicos, e eles definem o teclado, bem como quem vai querer usá-lo (e por quê). 

1) Switches lineares

Um switch linear é o mais simples dos teclados mecânicos. Isso porque a haste se move para cima e para baixo sem ser impedida de forma alguma – daí o nome. 

A chave registra o golpe, ou atua, quando atinge o fundo no final de seu curso. 

Os jogadores tendem a preferir esse tipo de troca porque permite um controle rápido e inequívoco dentro de um jogo quando as frações de segundo contam. 

Embora existam várias marcas que vendem teclados mecânicos, a Cherry é a mais conhecida. 

O Cherry MX Red é um switch linear muito comum, tanto que os jogadores tendem a se referir aos “switches vermelhos” como uma abreviação de linear.  

Recomendação de uso

Os switches lineares são suaves e fáceis de usar, são muito populares na comunidade de jogos, especialmente o switch de velocidade linear. 

As pessoas que estão acostumadas a usar teclados de membrana podem até achar o clique desconfortável ao início do uso. Mas é tudo uma questão de se adaptar e de achar o switch que combina mais com você.

Portanto, aqueles que são novos no teclado mecânico não são recomendados para escolher switches lineares. 

No entanto, uma vez que você se acostumar com os switches lineares, você os achará muito agradáveis ​​e se apaixonará por eles!

2) Switches táteis 

Ele é semelhante a um switch linear, mas há uma saliência no meio de seu percurso descendente até a placa de circuito. 

Essa saliência se alinha com o ponto de atuação, que acontece antes que a chave chegue ao fundo. 

Isso faz algumas coisas. 

Ele permite uma digitação mais rápida porque cada tecla não precisa se deslocar tanto para atuar. 

Ao mesmo tempo, é mais silencioso do que os switches lineares porque os digitadores não precisam apertar as teclas. 

E eles têm uma sensação que muitos datilógrafos preferem, graças à notável protuberância tátil.  Por todas essas razões, essa geralmente é a opção de escolha para datilógrafos ou programadores que também não jogam. 

Recomendação de uso

Os switches táteis são divertidos de usar e oferecem um bom feedback ao digitar, permitindo que você desfrute de uma batida satisfatória a cada deslocamento das teclas. 

O switch tátil produz solavancos de tamanhos variados quando o deslocamento da tecla é registrado (dependendo do tipo de switch) e produz um pequeno som de clique. 

Não é tão alto quanto um switch de clique e usá-lo em público não atrairá muita atenção. 

Para iniciantes ou qualquer pessoa nova em teclados mecânicos, o switch tátil é uma boa escolha e será uma boa atualização do seu teclado de membrana.

3) Switches de clique 

Uma variação do switch tátil, um switch de clique faz um barulho perceptível no seu uso. Como você pode imaginar, esses são os teclados mecânicos mais um som de clique mais alto.

Eles são confortáveis para iniciantes que ainda não se sentem seguros ​​atrás de um teclado, mas precisam de feedback adicional durante a digitação. 

Alguns digitadores simplesmente preferem o som de teclados com cliques também. 

Tenha em mente, porém, que o som desses teclados podem ser uma distração se você estiver trabalhando com outras pessoas. 

Cherry MX Blue é talvez o switch mais conhecido da categoria.

Recomendação de uso

O Clique Switch é divertido de usar e pode fornecer o melhor feedback de todos os tipos de switch, mas antes de comprar um teclado com um switch clique, você deve considerar seu som. 

Embora você possa gostar do som do clique, usar um teclado mecânico com switches de clique no escritório ou em uma biblioteca pode não ser uma boa ideia, pois eles são altos e podem irritar as pessoas ao seu redor. 

Claro, se você estiver trabalhando em um espaço privado ou tiver um espaço dedicado que não precise ficar muito próximo de outros, basta escolher seu teclado de dois segmentos favorito.

Parâmetros do switch do teclado mecânico

Os vários parâmetros dos switches mecânicos determinam seu desempenho e sensação quando você os digita.

  • Distância total percorrida: representa a distância máxima que o elemento atuador pode percorrer durante seu ciclo operacional. 
  • Pré-curso:  representa a distância ou ângulo pelo qual o atuador da chave fim de curso deve percorrer antes de desarmar os contatos da chave.
  • Força inicial:  representa a magnitude da força necessária para produzir o movimento do atuador.
  • Força de atuação:  representa a força recebida quando a chave é acionada.     
  • Força tátil:  representa a força que um switch mecânico recebe ao passar pelo ponto de operação. 
  • Força de baixo para fora:  representa a força quando o switch mecânico chega ao fundo.      
  • Ponto de atuação:  representa a força necessária para acionar a tecla no teclado. Também é chamado de posição operacional.      
  • Ponto tátil:  representa onde você pode sentir ao pressionar a tecla antes de chegar ao fundo. Nos switches lineares, não há posição tátil.    
  • Reset point:  representa o ponto em que o switch para de registrar um pressionamento de tecla.      

Mudar opções de cor

Há muitas opções quando se trata de feedback tátil e clique audível. 

Os teclados mecânicos são geralmente classificados de acordo com seus switches, e os switches são classificados por cor, que incorpora diferentes princípios de design e feedback de uso. 

Os switches preto, vermelho, marrom e azul apresentam diferentes cliques audíveis e um toque tátil, confira o quadro abaixo.

CoresModeloTato
AzulClicávelSaliência média
MarromTátilSaliência média
VermelhoLinearSem colisão
VerdeClicávelMais rígido
PretoLinearMais rígido
PrataLinearMais leve
Quadro 1. Tipos de switch com base em opção de cores

Abaixo segue um maior detalhamento sobre essas diversas opções e quais suas características principais.

1) Switches Azuis – Clique com um Bump Médio

O switch azul tem a sensação mecânica mais perceptível, com som de clique e a sensação distinta de operação, é ideal para jogos ou digitação, oferece uma sensação muito confortável e uma sensação de ritmo. 

No entanto, as pessoas podem achar que o comutador azul tem um problema de latência de entrada se preferirem um comutador altamente responsivo, portanto, o comutador azul pode não ser a melhor opção para digitação em alta velocidade e longas horas de digitação.

2) Switches marrons – táteis com uma protuberância média

É um switch relativamente modesto e pouco tátil, seu som não é tão nítido quanto o switch Blue. 

O switch azul também tem a leveza do switch vermelho, uma sensação tátil próxima a um teclado de membrana. 

O switch marrom é ideal para quem é novo em um teclado mecânico.

3) Switches Vermelhos – Lineares Sem Bump

O switch vermelho requer menos força para acionar e acender. 

É muito popular ao digitar. 

Será como voar entre os dedos. É muito adequado para digitação de longa data e entrada de alta velocidade. Ao mesmo tempo, o switch vermelho aciona rapidamente e também pode cuidar bem dele. 

Para o jogo, o switch vermelho também é muito adequado para os novatos comprarem.      

4) Switches verdes – clique mais rígido

Semelhante ao switch azul, mas a mola é mais forte, o que a torna mais alta e mais poderosa. 

Em outras palavras, o switch verde foi projetado para jogos

5) Switches pretos – lineares, mais rígidos

É uma espécie de switch mecânico de energia, nem tátil nem clicável. 

O switch preto pode parecer rígido. 

Este tipo é, portanto, menos adequado para o tipo de tecla ágil que a maioria dos digitadores de velocidade e toque dependem, não é recomendado para iniciantes experimentarem o switch preto.   

6) Switches prata – Lineares, Mais Leves

É chamado de switch de velocidade, você pode acioná-lo apenas pressionando-o a uma distância de 1,2 mm. 

Como resultado, o atraso entre pressionar uma tecla e executar uma ação é mínimo, tornando o Speed ​​Silvers um favorito atualizado para os jogadores

No entanto, por ser muito sensível, é fácil tocar acidentalmente em mais de uma tecla ao digitar ou jogar.

Longevidade dos switches mecânicos

Além da preferência pessoal pelo switch, a longevidade do switch também é um fator a ser considerado. 

Não importa quanto dinheiro você gaste em um teclado mecânico, você quer que ele dure o suficiente para funcionar de forma confiável por um longo tempo.

Os switches da Cherry MX comuns, da Gateron e os da OUTEMU são normalmente classificados em 50 milhões de toques de tecla. Os switches da Kevlar tem uma vida útil de cerca de 70M-80M. Com uso frequente, o switch pode durar até 10 a 15 anos.

Logitech, Razer e outras grandes empresas de teclados lançaram switches mecânicos que podem ser usados ​​mais de 80 milhões de vezes. Os switches mecânicos usando a tecnologia de efeito Hall são avaliados como 1B vezes.

Conclusão

Se você ainda está em dúvida sobre qual switch é o melhor para você, o vídeo abaixo é bem informativo e realiza algumas comparações entre as principais opções.

E se o inglês for um empecilho, uma dica legal é ligar as legendas, no canto inferior direito 😉

As diferenças entre o switch linear, o switch tátil e o switch de clique são definidos principalmente pelo nível de feedback, sensação do interruptor e som. 

Não há uma resposta absoluta para qual tipo de switch é o melhor, tudo depende de suas preferências.

Devemos considerar as marcas, cores, vida útil, som, nível de rebote e distância de viagem ao escolher um switch que nos ofereça a experiência de digitação mais confortável.